Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lição 2 - Liderança em Tempos de Crise

Verdade Prática: Na expansão e consolidação do Reino de Deus, é imprescindível que ajamos com sabedoria, coragem, entusiasmo e fé.
Na verdade prática desta lição podemos extrair diversos ensinamentos para aquele que busca ser um líder eficaz. Diferente do que muitos pensam, ser líder não é sinônimo de imposição; trata-se da arte de influenciar pessoas, ou seja, ser um referencial para as pessoas, e não um impositor de ordens.

Sabedoria: Podemos verificar toda a abordagem feita pelo sábio rei Salomão, que coloca a sabedoria como o item mais precioso que o homem pode adquirir, sendo assim, a sabedoria é indispensável para o líder que deseja lograr êxito em sua trajetória. A busca pelo equilíbrio nas diversas situações, buscando não a satisfação da própria vontade, mas proporcionar ao grupo de pessoas sob sua orientação, uma decisão benéfica à todos. A sabedoria está diretamente ligada ao relacionamento interpessoal; infelizmente muitos líderes desprezam-na julgando que podem fazer o que quiserem, da forma que bem desejarem, e ainda por cima, maltratar seus subordinados.
O líder sábio também é prudente; sabe a hora de falar e a hora de calar. Sabe entrar e sabe sair. É aquele que observa e não age pelo impulso de suas emoções. Que belo exemplo Neemias nos traz.

Coragem: Na Bíblia encontramos diversos exemplos de homens corajosos, como por exemplo o profeta Elias. Este homem de Deus acreditava que o Senhor sustentava suas palavras, por isso desafiou sozinho os 450 profetas de Baal, tudo isso para mostrar ao povo que o verdadeiro Deus está disposto a agir sempre que corações sinceros o buscam. Outro exemplo de coragem remete ao profeta Daniel, que mesmo diante do decreto armado por seus inimigos não deixou que sua fé fosse abalada, mostrando que por mais adversas que sejam as situações que venham ao nosso encontro, precisamos confiar que aquele que nos chamou é fiel para sustentar a sua Palavra. Por isso ser corajoso, é defender a sua equipe, é colocar-se na linha de frente, e não ficar nos bastidores ordenando a um e a outro o que fazer, mas fazer como fez o Mestre Jesus, ir à frente, convidando seus discípulos a seguir os seus passos, servindo de exemplo de integridade e coragem.
Ser corajoso não é ser o primeiro a discutir ou procurar uma briga; o corajoso é aquele que assume suas responsabilidades e não coloca nos ombros de seus liderados o peso que ele deve carregar. Ser corajoso é estar pronto para o lance imprevisto, é ter a atitude que faz a diferença.

Entusiamo: Como seguir alguém que não acredita que pode chegar a algum lugar? como acreditar em um líder que não vibra, que não têm motivação?
Segundo o dicionário Michaelis Escolar  o termo "Entusiasmo" significa: Alegria intensa, exaltação.
O líder precisa amar o que faz, pois só assim conseguirá a alegria intensa. A pior coisa é um líder que não gosta do que faz, e acaba depositando sua frustração nas pessoas sob sua orientação.
Neemias acreditava na missão que lhe foi confiada; acreditava que poderia fazer alguma coisa, e por isso não desanimou, mas mostrou aos seus irmãos judeus que Deus o havia designado para estar à frente de uma grande missão.
Líder, como anda seu entusiasmo? Você realmente têm convicção do seu chamado e da diferença que você pode fazer na vida das pessoas?

Outra característica marcante no perfil de Neemias é a humildade. Quantos líderes que foram seduzidos pela vaidade e orgulho e julgam-se melhor que seus liderados. Jesus Cristo, o grande mestre ensinou aos seus discípulos o valor da humildade quando lavou os pés deles; neste ato o profeta de Nazaré ressaltou qual é a verdadeira tarefa de um líder: Servir! Que belo exemplo este, e com toda a certeza, se as lideranças dos nossos dias priorizassem mais os sábios ensinados de Cristo, com certeza lograriam sucesso e colheriam belos frutos dos seus atos.

A motivação também

Eloi P. dos Santos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More