Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lição 4 - Como Enfrentar a Oposição à Obra de Deus


  • Introdução


  1. "Quem se levanta contra a obra de Deus, contra o próprio Deus se levanta": Essa é uma verdade das sagradas escrituras e mostra o cuidado do Senhor para com a sua obra. A Igreja é a noiva do cordeiro, a menina dos olhos de Deus, e jamais alguém ganhará a luta contra ela. O próprio Jesus revelou ao apóstolo Pedro "... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16.18).
  2. "Aos servos ele dará..., afim de que conduzam a igreja de Cristo na sã doutrina e de acordo com a vontade divina": Infelizmente muitos têm buscando outros objetivos na casa do Senhor, e pouco cuidado têm sido dispensado ao rebanho. As característica descritas em II Timóteo 3:2 têm alcançado muitos que trocaram a sabedoria, graça e unção que um dia receberam por poder, dinheiro, posição e tantas outras coisas corruptíveis. Que Deus livre sua Igreja desses homens!
  • Comentário
  1. "Ele usou várias táticas intimidatórias para dissuadir Neemias a levar avante a reconstrução dos muros de Jerusalém.": O inimigo é astuto. Por isso o apóstolo Pedro recomendou: ""Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"  (I Pedro 5 : 8).
  2. "Neemias não se intimidou diante da oposição": Neemias foi um homem cheio da graça de Deus. Essa é a diferença daquele que busca do alto a solução para os problemas. Sua visão é ampliada, seus sentimentos preservados, sua atitude com autoridade para calar o inimigo. Precisamos de homens e mulheres com essa graça para que o Reino de Deus continue crescendo.
  3. "As críticas do adversário": querido irmão e irmã, não se preocupe com a crítica do inimigo; para nossa tristeza muitos irmãos têm se deixado usar para fazer críticas destrutivas, e porque não dizer, que muitos líderes têm abusado do poder que a posição lhe confere, deixando pra lá a autoridade divina, e destruído muitas vidas com suas críticas infundadas e carnais. O homem cheio do Espírito Santo, segundo a Bíblia, tem a sua palavra temperada com sal "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um."  (Colossenses 4:6). Não deixe a vaidade alcançar o seu coração, mas tenha sempre de Deus a orientação para calar os opositores da obra.
  4. "Não podemos deixar brecha alguma ao adversário". Quantos que estão com sua capa manchada pelo pecado. Quantos gigantes que foram abatidos. Aquele que se afasta do esconderijo do altíssimo, deixa de estar abrigado nas asas do Onipotente. Se você deixou uma brecha na sua trajetória, trilhe o caminho do arrependimento, construa os muros, erga as portas, coloque fechaduras e ferrolhos, para que o Senhor possa restaurar a sua vida, limpar o seu pecado e jogar no mar do esquecimento suas más obras.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More